Duração do projeto: 2 semanas
TEMAS TRANSVERSAIS-PLURALIDADE CULTURAL-ÉTICA,TRABALHO, MEIO AMBIENTE.
Conteúdo: Conhecer um pouco da cultura indígena (moradia, alimentação, lendas) e suas influências ao longo da história.
Justificativa:
Este tema foi escolhido porque o índio faz parte de uma civilização que ajudou a construir a história do nosso país, e este tema possibilita conhecer algumas curiosidades sobre a vida e a arte deste povo, e suas influências sociais, culturais e artísticas ao longo da história.
Objetivo geral:
- Propiciar aos educandos através de diferentes fontes de informações (livros, fotos, entrevistas, revistas, filme) conhecimentos básicos sobre a vida do índio.
Objetivos (que a criança seja capaz de...)
- Estabelecer relações e comparações da cultura estudada com a sua atua;
-Estimular a imaginação e a criatividade.
Orientações didáticas:
- Valorizar os conhecimentos prévios;
- Organizar o espaço e a disposição das crianças nas situações de roda;
- Garantir na roda a participação do grupo;
- Ler textos pertinentes ao assunto;
- Escolher bons portadores com boas ilustrações;
-Utilizar a sala de informática como laboratório de pesquisa.
Etapas previstas:
- Sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto;
*
Apresentação de gravuras sobre os índios, moradia, artesanato etc.;
- Leitura de lenda: A lenda da mandioca, enfocando valores a natureza;
- Coletar em diferentes fontes de informação imagens para o trabalho com leitura de imagem;
*
-Confecção de cartazes sobre a vida do índio;
*
-Exposição dos trabalhos;
- Exibição do DVD: Tainá
- Especialistas na área para melhorar a aprendizagem por parte do grupo;
- Cantar músicas infantis que valorizem a cultura indígena;
- Apresentar e discutir sobre as palavras de origem indígena;
- Conversação sobre o cuidado e proteção que os índios têm para com a natureza;-Alimentação saudável dos índios.- Estabelecer relações e comparações da cultura estudada com a sua atua;
-Estimular a imaginação e a criatividade.
Orientações didáticas:
- Valorizar os conhecimentos prévios;
- Organizar o espaço e a disposição das crianças nas situações de roda;
- Garantir na roda a participação do grupo;
- Ler textos pertinentes ao assunto;
- Escolher bons portadores com boas ilustrações;
-Utilizar a sala de informática como laboratório de pesquisa.
*
Fechamento:Dia do índio na escola. Pintar as crianças, confeccionar cocar, colar e arco e flecha.
*
-Fazer artesanato com argila e apresentação das danças.
Algumas das atividades trabalhadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário