quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Produzindo um relato do seu projeto pedagógico


Relatório Geral de Todos os Temas e Atividades Abordadas no Curso.
O curso abordou o tema Tecnologia na sociedade, na vida e na escola, e despertou em nós a real importância da tecnologia na vida de todos. A sociedade está em constante mudança e a tecnologia veio para melhorar e auxiliar nós professores e alunos.
A tecnologia na educação facilita o aprendizado tornando – se um atrativo, de tal forma que os alunos sentem vontade de ir à escola. O curso nos prepara, para passar a tecnologia de maneira correta para nossos alunos. A internet é uma poderosa ferramenta de pesquisa, mas tem que ser utilizada corretamente, mas muitos utilizam apenas para entretenimento. Utilizar o computador e a internet traz resultados positivos na aprendizagem dos alunos, navegar pela internet, navegar em ambientes hipetextuais e produzir hipertextos.
Fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e aprendizagem ativa de formação dos cidadãos.
As atividades que desenvolvemos neste curso proporcionou maior facilidade para entendermos e utilizamos o BrOffice. Também desenvolvemos a interação com colegas no fórum “aprendizagem continuada ao longo da vida”.
No curso com ajuda da tecnologia, tivemos a oportunidade de visualizar o vídeo com o professor Dr. Ladislau Dowbor “Educação e tecnologia”.
Visualizamos a importância do mapa conceitual na organização do conhecimento adquirido, facilitando a identificação do professor o aprendizado construído até o momento pelo seu aluno e navegação em sites para estimular o conhecimento do mundo virtual.
Aprendemos a criar portfolio em hipertexto, blog no servidor e postar todas as atividades concluídas. Desenvolvemos um planejamento de atividades com alunos na escola utilizando os equipamentos de tecnologia disponíveis na escola. Pesquisamos links para planejamento de aula, colocando em slides os assuntos pesquisados.
O curso também proporcionou a pratica da utilização do blog ( ferramenta de comunicação) como mais um meio alternativo e por vezes principal para divulgar artigos, produtos, serviços, estudos, ideias. O curso ajudou a conciliar a prática pedagógica com mídias digitais. Também elaboramos um diário de bordo para acompanhamento das atividades e reflexões do curso.

Relatório: Como vem sendo o uso das tecnologias na escola municipal “Zeni Soares Ramalho”

Nossa escola possui 5 salas de aula e 1 sala destinada a informática. Atendemos do ensino infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Antes da implantação da sala do Proinfo, já fazíamos uso de algumas tecnologias já existentes na escola: rádio, TV, DVD, máquina fotográfica digital, data-show, impressora a laser para cópias (Xerox) e com a instalação dos computadores e internet podemos inovar e aprimorar nossas aulas.
Os professores possuem dia e horário para desenvolver atividades referentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula de forma lúdica, despertando nos alunos o interesse, a curiosidade e o aprendizado. O uso da internet é intermediado pelos professores de forma consciente e focado nessas atividades.
Durante o ano letivo os professores, que na sua totalidade participou pelo menos do primeiro módulo do proinfo (incluindo coordenadora e diretora), desenvolveram vários projetos utilizando a sala de informática e os recursos tecnológicos disponíveis na escola, tanto pela necessidade de atender a atividades do curso como também em idéias próprias em quais buscaram atender da melhor maneira possível o alunado e desenvolver uma aprendizagem significativa. Utilizando os recursos de computação (digitação e montagem de slides), vídeo (data-show, TV e DVD) maquetes e eventos escolares: dia da família, festa junina, dia da criança etc (fotografadas passo a passo com máquina fotográfica e embaladas ao som de um pen drive) foram desenvolvidos os seguintes projetos:
  • Metamorfose da borboleta;
  • O sistema solar;
  • Tecnologia e comunicação;
  • A alimentação dos animais;
  • Apresentação de teatro e número musical no dia da família;
  • Entre outros.
As mudanças foram mais positivas que negativas, pois a educação tem o dever e a necessidade de acompanhar e incorporar as novidades tecnológicas que vem surgindo e oferecer ao corpo discente o que há de melhor.
Como ponto negativo cabe citar a falta de manutenção dos computadores, que acaba atrapalhando alguns procedimentos, pois além de professores de informática (passos básicos aos alunos) temos que ser técnicos em manutenção.

Corpo docente e participantes do curso:

Claudenice (3º ano A)
Elaine (Fase II)
Ivair (3º ano B)
Leonilda (1º ano B)
Lirian (coordenadora)
Lucila (2º ano A)
Lucimara (1º ano A)
Márcia (4º ano A)
Patrícia (4º ano B)
Rosana (4ª série B)
Roseli (4ª serie A)

Blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário